segunda-feira, 29 de junho de 2009

La Vie en Rose

Pausa nos caminhões Off-Road das Mineradoras. Pausa no minério.

Uma paisagem tranquila. Canais de água corrente para lavar as mãos e o rosto. Água pura para lavar a alma. Cor-de-rosa no fundo para simbolizar as flores que embelezam o jardim, a vida num mar de rosas.

Depois de solucionar um quebra-cabeças, parece fácil. Depois de decidir o que queremos da vida, ir atrás e e fazer acontecer, nos perguntamos porque perdemos tanto tempo nos caminhos errados? Porque complicamos tanto?

Acertar é simples, fazer as coisas certas também. Basta pedir e deixar sua intenção atrair as coisas certas. Como disse meu brimo Vavá:

"A intenção comigo é simplesmente o envio de um pensamento naquela direção, daí por diante e deixo ele agir por si só, deixo-o lá semi-adormecido, não fico torcendo ou esperando o resultado, as vezes até o esqueço..." e depois ele cita uma guia que disse:
"Onde está sua atenção, está sua consciência. Onde está sua consciência totalmente presente, está toda sua energia,..."

As intenções na verdade não são programações do ego (ou da mente). As verdadeiras intenções, aquelas que são atendidas vem do Coração.

Deixei uma intenção muito forte sair de meu coração, e ela segue agindo a me trazer tudo de bom.

sábado, 27 de junho de 2009

O amor

Relato de um passageiro do onibus:

"Volto para casa muito sobrio, um whisky por semana foi a dose acordada, subo as escadas para o meu apartamento.

Entro devagar, entro no lavabo, olho lentamente para o espelho e reflito. Penso no seu rosto, nos seus olhos, na sua boca, na sua risada. Penso no que sinto. Penso nas consequencias.

Foi como um caminhao desgovernado passando por cima do muro e entrando pelas paredes da sala, de repente, sem que nada pudesse impedir. OLhei para o relogio, 1:55 da matina, para lembrar o dia e hora, para colocar na minha agenda, ou para lembrar depois do agora que virou ontem.

Encostei as maos na parede e abaixei a cabeca. As coisas nao seriam mais as mesmas. Via duas rotas. A da alegria infinita, do oasis no meio do deserto, lindas cahoeiras, frutas deliciosas, passaros e sombra, ou a angustia do afastamento da pessoa amada. O que aconteceria de hoje em diante? Nao sei, nao importa. O importante e' estar aqui.

Ha muito tempo que estas portas estavam fechadas para mim, um escudo se instalou, bloqueando meu coracao e o protegendo, e nada conseguia faze-lo se abrir. Pedi muito a Deus, as energias do Universo, ao meu Buda interior, derrubar essa porta, me abrir. Com a ajuda de pessoas especiais, aprendi a concentrar-me na minha INTENCAO, e essa intencao foi espalhada pelo eter... e aconteceu o que aconteceu.

De repente todas as bobagens que atrapalham nossas vidas voltam a ser o que realmente sao: bobagens. De repente deu a vontade de fazer planos de construir uma casa nova. De rir como palahaco sem motivo nenhum. De repente as paredes de cor insossa da minha casa deixam de ser muralhas de pedra musgenta e umida, de masmorra.

Vejo um sorriso, vejo os olhos mais lindos que essa face da terra ja viu, lembro de um perfume que me deixava bebado a ponto de querer fechar os olhos quando caminhava segurando sua mao no meio da multidao. Vem um tesao pela vida, junto com o tesao por ela, uma vontade sem fim de ficar junto e tocar cada ponto de seu rosto, respirar o mesmo ar.

As coisas ficam faceis, respirar fica leve, medo e duvida vao embora.

Acendo um incenso, hora de agradecimentos e meditacao, para ser o melhor que posso para esse amor, viver intensamente este momento com meu coracao regenerado.

Obrigado ao Universo que me trouxe ate aqui, e aos pensamentos e energias de todos que me ajudaram mandando o caminhao."

Nada como um sabado para ouvir e tocar. Os vizinhos que reclamem do barulho.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Sinais de Vida da Economia

Meu amigo João Pedro não reclama e viaja: estava em Vancouver na terça, Los Angeles segunda, china semana passada, dubai na anterior, uk na outra.
Segundo ele: "... a economia ja voltou, o pessoal esta lendo jornal de ontem. estive em NYC ontem: parking lots full, tive que circular p/ achar lugar, aviao overbooked, cellphone sem linha. O que esta ruim e' japao, russia, dubai, e outros paises menores, o resto nao tem mais crise. Estive 1 semana na india, nao tem crise."
Que ótimas noticias... sinais reais da economia contra crises fabricadas pela necessidade de vender jornal... no que acreditar? Capa da EXAME: "Sinais de Vida da Economia".

A conversa volta para tecnologia. "...voce viu o iphone ?"
Eu, por fora, pergunto se é o Chinês, o Hi-Phone, já viram? O clone? Assustador.

João me comenta que o new iphone, 3G S, vendeu 1milhao em 3 dias, e "deve ter gente gastando..."
Para o milhao de pessoas que continua empregada... o iPhone deve ser legal, mas e os outros 100 milhoes desempregados? Ou é muito menos que isso no mundo?

Fui olhar os dados da EXAME, que tem três meses ou mais de atraso. Dizem 8,5% de desemprego nos EUA em Março (igual do Brasil, Rússia), mas a Espanha é que tá **** com 17%. Estive duas semanas em Sydney/Brisbane - a coisa tava feia pois tem muita dependencia de exportações. australia s***, os paises que so' exportam s***, singapore, japan. E quem tem mercado interno esta melhor.

Sobre empresas espanholas comprando o Brasil, pode-se argumentar que o mundo e' globalizado, nao interessa de onde vem o capital, que essa nossa mentalidade portuguesa que gente de fora e' ruim (xenofobia) e' coisa do seculo XIV. Segundo o João Pedro, a gente tem que produzir e gerar riqueza, quem entra com o capital nao interessa.

Acho que sim e que não: produzir e gerar riqueza sim, ao invés de especular. Obter capital de outras partes, sim, para poder criar os bens de produção e a infraestrutura que permitem a economia crescer.

Mas um pouco de "ownership" é fundamental pois é para lá que voltam os lucros, e é onde fica o poder de decisão de abrir ou fechar portas.

E empresas que ameaçam mandar milhares embora, mandam 200, para negociar salários mais baixos, bem... sem comentários.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

A Indústria da Mineração em DOWNSIZING




Alguém tem senso de humor...

Para esfriar um pouco os ânimos dos últimos posts, muito profundos.

E para completar tive uma noite muito gostosa no Mineirão vendo Cruzeiro 3 x 1 Grêmio, com uma pessoa muito especial.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Resposta ao Adriano Silva da Exame

O Post do Adriano Silva foi no dia 04/06/2009 – Revista Exame

Começa assim: "Aí um dia você toma um avião para Paris, a lazer ou a trabalho, em um vôo
da Air France, em que a comida e a bebida têm a obrigação de oferecer a
melhor experiência gastronômica de bordo do mundo, e o avião mergulha para a morte no meio do Oceano Atlântico. Sem que você perceba, ou possa fazer qualquer coisa a respeito, sua vida acabou. Numa bola de fogo ou nos 4 000 metros de água congelante abaixo de você naquele mar sem fim. Você que tinha acabado de conseguir dormir na poltrona ou de colocar os fones de ouvido para assistir ao primeiro filme da noite ou de saborear uma segunda taça de vinho tinto com o cobertorzinho do avião sobre os joelhos. Talvez você tenha tido tempo de ter a consciência do fim, de que tudo terminava ali. Talvez você nem tenha tido a chance de se dar conta disso. Fim.
Tudo que ia pela sua cabeça desaparece do mundo sem deixar vestígios. Como se jamais tivesse existido.
Seus planos de trocar de emprego ou de expandir os negócios. Seu amor imenso pelos filhos e sua tremenda incapacidade de expressar esse amor. Seu medo da velhice, suas preocupações em relação à posentadoria.
Sua insegurança em relação ao seu real talento, às chances de sobrevivência de suas competências nesse mundo que troca de regras a cada seis meses.
Seu receio de que sua mulher, de cuja afeição você depende mais do que imagina, um dia lhe deixe , ou pior: que permaneça com você infeliz, tendo deixado de amá-lo.
Seus sonhos de trocar de casa, sua torcida para que seu time faça uma boa temporada, o tesão que você sente pela ascensorista com ar triste.
Suas noites de insônia, essa sinusite que você está desenvolvendo, suas saudades do cigarro.
Os planos de voltar à academia, a grande contabilidade (nem sempre com saldo positivo) dos amores e dos ódios que você angariou e destilou pela vida, as dezenas de pequenos problemas cotidianos que você tinha anotado na agenda para resolver assim que tivesse tempo.
Bastou um segundo para que tudo isso fosse desligado , para que todo esse universo pessoal que tantas vezes lhe pesou toneladas tenha se apagado , como uma lâmpada que acaba e não volta a acender mais.

Fim.

Então, aproveite bem o seu dia.
Extraia dele todos os bons sentimentos possíveis. Não deixe nada para depois. Diga o que tem para dizer. Demonstre. Seja você mesmo.
Não guarde lixo dentro de casa. Não cultive amarguras e sofrimentos , prefira o sorriso. Dê risada de tudo, de si mesmo.

Não adie alegrias nem contentamentos nem sabores bons.

Seja feliz hoje pois, Amanhã é uma ilusão. Ontem é uma lembrança. No fundo, só existe o hoje.

Resposta ao Adriano:

Adriano,

Dalai Lama meu ídolo assim o diz, só existe o hoje, amanhã e ontem não existem.

Sobre as angústias e pensamentos listados todos: graças a Deus que estas coisas desaparecerão do mundo, pois elas só tem valor no dia de hoje, e para quem as está pensando. Estas coisas não devem desaparecer antes, estão aí pois precisamos delas, elas fazem parte da experiência divina de viver, como seres espirituais que somos, nestes corpos que vão apodrecer a seis palmos abaixo da terra.

Os planos de trocar de emprego nos fazem pensar em outros horizontes, e lembrar que podemos criar um outro mundo.
O medo em relação à velhice nos dá o real valor da caridade e atenção com os mais velhos, faz o mundo mais generoso.
A insegurança em relação ao nosso real talento, bem, isso nos dá humildade, que faz bem.
Os sonhos, são refrescantes como limonada gelada em dias bem quentes e secos! Jamais desista deles, não é o que dizem? Que coisa boa para nos empurrar de um dia miserável para que cheguemos a dias melhores, para sobrevivermos.

Se nossos parceiros não nos amam mais, e permanecem conosco, que isto não nos tire o sono: tomemos as decisões por nós próprios, e façamos o que nosso coração nos diz para fazer, não o coração dos outros.

Os planos são as criações nossas, ou embriões das mesmas. Quantos planos não deram com os burros n'água? Os Dinossauros, foram um plano ruim? Se não existissem, não teríamos gasolina, talvez, ou talvez nem mesmo a espécie humana. Alguns planos servem só para isso: planejar. Os que viram realidade, podem ficar neste mundo, ou mesmo desaparecer, não importa. Isto não deve ser peso para ninguém.

Algumas coisas não vão desaparecer conosco, ficarão nos outros corações e na eternidade da consciência do Universo, como por exemplo o amor imenso por nossos filhos. A incapacidade de expressar é a prova de que ele é maior do que palavras, gestos, presentes, qualquer coisa que possamos imaginar. É a prova de que o amor é infinito. Se um simples ato pudesse expressá-lo, acharíamos diferente.

De fato podemos ser, pensar, agir, amar, apenas no dia de hoje. Adriano, não adiemos nada mesmo.
Continuemos anotando nas agendas e pensando nisto tudo, pois sem estas coisas, a vida não seria tão linda.
A graça de dirigir está nas curvas, subidas, freadas. Se fosse uma reta infinita... que chato seria.

Marcos Rittner - 19-06-2009 - Animal Mineral e Pessoal - o Blog.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Estou apaixonado

Não foi amor à primeira vista.
No início estava um pouco preocupado pelos motivos que me levaram até ela.
Talvez fosse somente beleza exterior.
Ou então pela fama.
Um nome atrai.
Mas esses ingredientes às vezes atrapalham o relacionamento.
Pode ser estimulantes no início, mas depois passa.

No final deu certo entre a gente, foi rolando um clima, uma cumplicidade.

Ela não é novinha, mas é linda.

E agora sou doido com ela (dialeto mineiro).

Não sou o primeiro, e ela não é minha primeira, mas estou feliz que nos encontramos.

Quando ela chegou faz uns meses, não sabia se nos acertaríamos.

Mas agora nem sei mais viver sem ela...



Marvada.



E bonitona!






...


(sem falar no que é gostosa)


...








quarta-feira, 17 de junho de 2009

AS PÉROLAS DO ÚLTIMO ENEM - EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

'O sero mano tem uma missão...' (A minha, por exemplo, é ter que ler isso!) 'O Euninho já provocou secas e enchentes calamitosas. .' (Levei uns minutos para identificar o El Niño....) 'O problema ainda é maior se tratando da camada Diozanio!' (Eu não sabia que a camada tinha esse nome bonito) 'A situação tende a piorar: o madereiros da Amazônia destroem a Mata Atlântica da região.' (E além de tudo, viajam pra caramba, hein?) Não preserve apenas o meio ambiente e sim todo ele.' (Faz sentido) 'O grande problema do Rio Amazonas é a pesca dos peixes' (Achei que fosse a pesca dos pássaros.) 'É um problema de muita gravidez.' (Com certeza....se seu pai usasse camisinha, não leríamos isso!) 'A AIDS é transmitida pelo mosquito AIDES EGIPSIO.' (Sem comentário) 'Já está muito de difíciu de achar os pandas na Amazônia' (Que pena. Também ursos e elefantes sumiram de lá) 'A natureza brasileira tem 500 anos e já esta quase se acabando' (Foi trazida nas caravelas, certo ?) 'O cerumano no mesmo tempo que constrói, também destroi, pois nos temos que nos unir para realizarmos parcerias juntos..' (Não conte comigo) 'Na verdade, nem todo desmatamento é tão ruim. Por exemplo, o do Aeds Egipte seria um bom beneficácio para o Brasil' (Vamos trocar as fumaças pelas moto-serras) ..... menos desmatamentos, mais florestas arborizadas. ' (Concordo! De florestas não arborizadas, basta o Saara!) 'Isso tudo é devido ao raios ultra-violentos que recebemos todo dia.' (Meu Deus... Haja pára-raio!) 'Tudo isso colaborou com a estinção do micro-leão dourado.' (Quem teria sido o fabricante? Compaq ? Apple? IBM?) 'Imaginem a bandeira do Brasil. O azul representa o céu , o verde representa as matas, e o amarelo o ouro. O ouro já foi roubado e as matas estão quase se indo. No dia em que roubarem nosso céu, ficaremos sem bandeira..' (Caraca! Ainda bem que temos aquela faixinha onde está escrito 'Ordem e Progresso'..) '... são formados pelas bacias esferográficas. ' (Imaginem as bacias da BIC.) 'Eu concordo em gênero e número igual.' (Eu discordo!) 'Precisa-se começar uma reciclagem mental dos humanos, fazer uma verdadeira lavagem celebral em relação ao desmatamento, poluição e depredação de si próprio.' (Putz, que droga é essa?) 'O serigueiro tira borracha das árvores, mas não nunca derrubam as seringas. (Esse deve ter tomado uma na veia) 'Vamos deixar de sermos egoistas e pensarmos um pouco mais em nos mesmos.' (Que maravilha!)

terça-feira, 16 de junho de 2009

Constatações de Realidade


Comentou minha comadre Vavá (Valéria, o Vavá do Anexo sem Nexo é o meu brimo): "Você está ficando careca aí no topo ..."
Na hora ri, por dentro tremi.
Ontem ao sair do banho noturno coloquei o espelhinho auxiliar para conferir. No primeiro momento, neguei. Não sou eu. É um truque de espelhos. Depois, chorei. Pânico. Depois, tentei negociar com o espelho, com o Tempo. "Veja bem, Sr. Tempo, vamos fazer um negocinho de turco, fica aí com uns 15 anos a mais para você, e eu recuprar o um pouco aqui, o cabelo volta a crescer um pouco mais ali..." em vão. Não se negocia com o Tempo. Ao final vem a aceitação.
Já dizia o Cazuza, ótimo poeta e péssimo exemplo, "...o tempo não pára".
Voe Air France, é a melhor de serviço.
Penso que Nao tem como fugir de um desastre aereo, nao tem nada que possa te fazer escapar dessa hora, quando chega a tua senha. Se voce ficou no chao, o aviao pode cair em cima de voce. Minha bisavo dizia que "ninguem sabe o seu lugar na fila". Temos que viver o dia de hoje, sabendo que pode acabar ao meio-dia ou as cinco da tarde, sem aviso. Tudo passa muito rapido. Nao adianta se apegar a vida, as pessoas, as coisas, mas fazer como um passageiro de trem, que aprecia a viagem enquanto ela dura.

Não devemos nos apegar aos fios de cabelo e nem à vida. É inútil lutar contra a ordem das coisas.

É preciso saber acompanhar as marés e as luas, para não se perder no oceano. É preciso se agasalhar de acordo com as estações. O Universo conspira a meu e a seu favor, mas não se pode nadar contra uma corrente do Atlântico ou esperar o frio polonês com camiseta de malha. Há que se entender as limitações desta vida.

Postei no Orkut da Olinda esse trecho final.

Boa semana pois tenho muito trabalho a fazer e daqui a pouco pego a Bandeirantes para Campinas. (Foto: Jamelão)

sábado, 13 de junho de 2009

Não vim aqui para isso...


Parada deve reunir 3,5 milhões de pessoas em São Paulo

O evento está programado para começar às 12h em
frente ao Masp (Museu de Artes de São Paulo), na
avenida Paulista, onde acontece a concentração. O
grupo deve seguir pela via até a rua da Consolação,
por onde caminha, em seguida, rumo a praça Roosevelt.


A moçada GLS vai encher a avenida Paulista, em frente ao Masp, e seguir até a praça Roosevelt. A parada está marcada para começar as 12h e vai contar com 20 trios elétricos.

Ouça a música tema do evento neste ano.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/podcasts/ult10065u580520.shtml

Vim para buscar a Flora no Aeroporto. Coincidiu com a parada. Não que eu tenha nada contra.


O plano é almoçar com os padrinhos do Pedro, já que os da Flora estão em Nova Iorque.

E que frio faz!


Passo na esquina da casa de minha mãe, e a farmácia que era super limpa e organizada, de um casal de velhinhos europeus com um par de pastores belgas, agora virou um boteco que vende copo de cachaça. É mole?

sexta-feira, 12 de junho de 2009

WC, Toilet, Baños, Bagno



Em Pedro Leopoldo na Pizzaria Torre, os fregueses passam para comentar como ficou ótima a reforma dos banheiros.
Lembrei-me que tinha duas fotos no celular sobre banheiros: a da casa de um amigo em Escarpas do Lago, Furnas, MG, e a da Opera House de Sydney. Só as pias. Interessante, sumiu o ralo do design moderno. Viram o filme "O Cheiro do Ralo"? Sensacional.

Bom ,e daí???

O que que BANHEIRO tem a ver com DIA DOS NAMORADOS?? Porque hoje todos os emails o posts se referem a essa dúvida existencial: ficar ou não ficar?

Respondi a um deles dizendo "Querida XXXXXX,

Estamos no mesmo barco.

Realmente às vezes é melhor dizer: Antes só do que não tão bem acompanhado.

Em outras vezes, pode-se dizer: Já que só tem tu, vai tu mesmo.

Nem todas as pessoas que cruzam nossas vidas serão os melhores dos amigos do mundo. Devemos ignorá-las?

Nem todas as namoradas ou paqueras que cruzam nossas vidas serão nossas caras-metades. Devemos rejeitá-las?

E se isso for tudo o que a vida nos separou para viver?

É uma decisão difícil, ficar esperando a pessoa certa ou ir se divertindo com as pessoas erradas.

Acho que a gente tem que fazer a melhor limonada possível com os limões que caem no nosso caminho...

Seja impecável com sua palavra. Pratique o que prega.

Não leve nada para o lado pessoal.

Não assuma - pergunte.

E tenha um ótimo final de semana, que eu vou buscar um grande amor da minha vida, que só tem 12 anos, mas me enche de alegria.

Beijos

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Esse tal de Axé


NUNCA curti esse tipo de música e esse tipo de festa. Quem me conhece bem sabe que é mais fácil encontrar um político no céu do que eu numa "Axé party". Mas como também tenho a mente aberta e há anos procuro uma desculpa para conhecer a megalópole mineira mais escondida do estado, TONITE I AM GOING TO SEE IVETE SANGALO at http://www.pedroleopoldorodeioshow.com.br/ in Pedro Leopoldo City. Yes! Chic no úrtimo. Comprei até chapéu de cowboy pois tem um super Rodeio, com Touro bravo, palhaço, etc, na Arena.
Vamos expandir nossos horizontes culturais, afinal o homem não pode viver de MoMA e Mumm, se é que você me entende.
Quem sabe, me dizem que o público feminino não é de se jogar fora.

domingo, 7 de junho de 2009

Casamento mas sem funerais


Na verdade, entristecido por terem encontrado corpos do voo AF 447. No fundinho tinha uma esperanca de ter sido sequestro, com o aviao escondido no deserto. Esses bichos ninguem consegue esconder, ainda mais cheio de celulares la dentro. Bom, o que nao tem remedio, remediado esta, e vamos apoiar os familiares, pois quem foi ja esta numa melhor. Os que ficaram sofrem.

Sexta dormi com as galinhas. Quero dizer, no horario das galinhas. Acordei sabado 4h da manha, e fiz programa de faxina nos armarios, selecionando items para doar. liberei tres gavetas.
Almocinho leve no Assacabrasa. Festa de casamento a noite, J* e E*, no PIC. Lindos, tudo muito legal. O melhor aconteria mais tarde com os convivas levemente alcoolizados e a pista de danca escorregadia.

Domingo acorde cedo e vejo largada GP Turquia. Que dormida deu o Rubinho na largada. Li jornais. Falei com minha prima pelo telefone e dei bronca por ter casado em silencio. Tem que ter FESTA!!!

O bolo: personagens do mundo geologico-mineral, com PCs e prancha de desenho de mina. Priceless.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Eo pior que pode acontecer, o que é mesmo?


Hoje de manhã ao abrir a porta do escritório, já vim acelerando a mente e fomentando o stress de cada dia, utilizando a chama de maçaricos e gasolina para incendiar ainda mais o pensamento. Gasolina esta do pior cenário possível, quanto a prejuízos, crises, demissões, etc. Nosso cérebro é mestre nisso. De repente, me veio um estalo. Criei o conceito de "real impacto".

O "real impacto" é o resto da divisão de todas as tragédias possíveis de acontecer no pior dos casos pelo denominador do que realmente vai me apertar o calo e mudar minha vida nos próximos doze meses.

Quase instantaneamente o stress saiu pela mesma porta que eu entrei. Segui em direção da cozinha, peguei um paozinho fresco da padaria com margarina (já que aqui na empresa não se compra manteiga - preciso falar com o chefe - opa, sou eu mesmo) e depois um expresso.

Trabalha-se então sem essa loucura, mas com uma objetividade afiada pois resultados são necessários da mesma forma.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Em casa... afinal


Postada na madrugada: Ultima foto de Santiago - um metro bem decente eles tem.
Em casa depois de uma carona providencial do Evandro, meia noite.
Foi otimo para colocarmos o papo em dia. Bolsas em alta, dolar em baixa.
Frequencias de brilho. Energia positiva. Muito trabalho pela frente.
Embaixo da porta estavam dezenas de contas a pagar.
Amanha apresentar tecnologia para clientes. Tudo de bom.
Um copo grande com agua de coco gelada para rehidratar! E cama. Banho antes.

Em tempo: atualização da tarde. Triste pela morte de David Carradine. (Encontrado morto, enforcado com a corda da cortina, em um Hotel. Fez o Bill e o Sr Kung Fu). Fiz 10 voos em 18 dias, e vou apagar o comentario que fiz aqui, por causa dos protestos

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Chega de viagem


Estou cansado, intoxicado, com dor de cabeça, dor no corpo, sem dormir direito, e sem a menor vontade de fazer nada.
Bem que meu amigo chileno comentou "Voce nao tem mais 25 anos de idade para ficar pulando de galho em galho, de um pais para outro."
Dói. A cabeça, o amor-próprio. No começo era tudo festa...