sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

SENTENÇA EXEMPLAR

Eu não me lembro, mas talvez você se lembre.

Um caso do Juiz de Direito que, profundamente ofendido por ter sido chamado de "você" pelo porteiro do condomínio onde morava, entrou com ação no Fórum de Niterói contra o condomínio (pedindo, entre outras coisas, indenização, por danos morais, de cem salários mínimos)

Pois bem, o caso foi finalmente julgado e segue, abaixo, a sentença. 

 

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. COMARCA DE NITERÓI - NONA VARA
CÍVEL. Processo n° 2005.002.003424- 4.

S E N T E N Ç A

Cuidam-se os autos de ação de obrigação de fazer manejada por ANTONIO MARREIROS DA SILVA MELO NETO contra o CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO LUÍZA VILLAGE e JEANETTE GRANATO, alegando o autor fatos precedentes ocorridos no interior do prédio que o levaram a pedir que fosse tratado formalmente de "senhor".

Disse o requerente que sofreu danos, e que esperava a procedência do pedido inicial para dar a ele autor e suas visitas o tratamento de "Doutor", "senhor", "Doutora", "senhora", sob pena de multa diária a ser fixada judicialmente, bem como requereu a condenação dos réus em dano moral não inferior a 100 salários mínimos.

DECIDO. "O problema do fundamento de um direito apresenta-se diferentemente conforme se trate de buscar o fundamento de um direito que se tem, ou de um direito que se gostaria de ter ." (Noberto Bobbio, in "A Era dos Direitos", Editora Campus, pg.15).

Trata-se o autor da ação de Juiz digno, merecendo todo o respeito deste sentenciante e de todas as demais pessoas da sociedade, não se justificando tamanha publicidade que tomou este processo . Agiu o requerente como jurisdicionado, na crença de seu direito. Plausível sua conduta, na medida em que atribuiu ao Estado a solução do conflito. Não deseja o ilustre Juiz, tola bajulice, nem esta ação pode ter conotação de incompreensível futilidade.. O cerne do inconformismo é de cunho eminentemente subjetivo, e ninguém, a não ser o próprio autor, sente a mesma dor, e este sentenciante bem compreende o que tanto incomoda o probo Requerente.

Está claro que não quer, nem nunca quis o autor, impor medo de autoridade, ou que lhe dediquem cumprimento laudatório, posto que é homem de notada grandeza e virtude . Entretanto, entendo que não lhe assiste razão jurídica na pretensão deduzida.
"Doutor" não é forma de tratamento, e sim título acadêmico utilizado apenas quando se apresenta tese a uma banca e esta a julga merecedora de um doutoramento Emprega-se apenas às pessoas que tenham tal grau, e mesmo assim no meio universitário . Constitui-se mera tradição referir-se a outras pessoas como "doutor", sem o ser, e fora do meio acadêmico. Daí a expressão doutor honoris causa - para a honra - que se trata de título conferido por uma universidade, à guisa de homenagem, a determinada pessoa, sem submetê-la a exame. Por outro lado, vale lembrar que "professor" e "mestre", são títulos exclusivos dos que se dedicam ao magistério, após concluído o curso de mestrado.

Embora a expressão "senhor" confira a desejada formalidade às comunicações - não é pronome -, e possa até o autor aspirar distanciamento em relação a qualquer pessoa, afastando intimidades, não existe regra legal que imponha obrigação ao empregado do condomínio a ele assim se referir.

O empregado que se refere ao autor por "você", pode estar sendo cortês, posto que "você" não é pronome depreciativo. Isso é formalidade, decorrente do estilo de fala, sem quebra de hierarquia ou incidência de insubordinação. Fala-se segundo sua classe social.

O brasileiro tem tendência na variedade coloquial relaxada, em especial a classe "semi-culta" , que sequer se importa com isso. Na verdade "você" é variante - contração da alocução - do tratamento respeitoso "Vossa Mercê". A professora de linguística Eliana Pitombo Teixeira ensina que os textos literários que apresentam altas freqüências do
pronome "você", devem ser classificados como formais. Em qualquer lugar desse país, é usual as pessoas serem chamadas de "seu" ou "dona", e isso é tratamento formal.

Em recente pesquisa universitária, constatou-se que o simples uso do nome da pessoa substitui o senhor/a senhora, e você, quando usados como prenome, isso porque soa como pejorativo tratamento diferente.

Na edição promovida por Jorge Amado, "Crônica de Viver do Baiano Seiscentista" , nos poemas de Gregório de Matos, destacou o escritor que Miércio Táti anotara que "você" é tratamento cerimonioso. (Rio de Janeiro/São Paulo, Record, 1999).

Urge ressaltar que tratamento cerimonioso é reservado a círculos fechados da diplomacia, clero, governo, judiciário e meio acadêmico, como já se disse. A própria Presidência da República fez publicar Manual de Redação instituindo o protocolo interno entre os demais Poderes.
Mas na relação social não há ritual litúrgico a ser obedecido. Por isso que se diz que a alternância de "você" e "senhor" traduz-se numa questão sociolingüística, de difícil equação num país como o Brasil, de várias influências regionais.

Ao Judiciário não compete decidir sobre a relação de educação, etiqueta, cortesia ou coisas do gênero, a ser estabelecida entre o empregado do condomínio e o condômino, posto que isso é tema interna corpore daquela própria comunidade .

Isto posto, por estar convicto de que inexiste direito a ser agasalhado, mesmo que lamentando o incômodo pessoal experimentado pelo ilustre autor, julgo improcedente o pedido inicial, condenando o postulante no pagamento de custas e honorários de 10% sobre o valor da causa.

P.R.I.

ALEXANDRE EDUARDO SCISINIO
Juiz de Direito



Quer comprar na Internet com segurança? Instale grátis o Internet Explorer 8.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Roleta Russa de rostos no mundo Virtual sem o Animal, sem Mineral mas com o Pessoal.

Neste vídeo-reportagem o Sr Casey mostra de maneira brilhante uma nova onda, o ChatRoulette.
Estatísticas muito reveladoras e cruéis. Por exemplo: 95% das pessoas pulam para o próximo rosto quando o vêem, após 3 segundos em média. Quando ele coloca uma moça bonita no lugar dele, 95% das pessoas ficam conversando em média 2 minutos com ela. Inclusive uma garota sueca se oferece para tirar a blusa para ela ver. Outras estatísticas não surpreendem, como a quantidade de pervertidos que aparecem nos vídeos (apenas 14%).
Aprenda em poucos passos o que ele oferece. E descarte-o. Pois a conclusão do repórter é: voce gostaria que todas as pessoas na sua frente pudessem ser descartadas com um clique?


chat roulette from Casey Neistat on Vimeo.

El Animal Latino

http://www.youtube.com/watch?v=qbmetUFYoPQ
 

"hace tiempo que no se ni quien soy , llevo puesto unas gafas para tratar de ver lo bueno de la vida, pero es inutil porque todo la vida eras tu , mi vida eras tu y aunque poco a poco estos ojos se sequen por tanto liquido que saco de ellos tu viva imagen la llevo en mi pensamiento y en mi corazon" (Anonimo)



Que no es lo mismo verse en el espejo, que te siento lejos 
que muero por dentro y escucho en silencio que la lluvia dice que ya te perdí 
que no me importa si la casa es grande 
si me voy de viaje 
que el negocio es bueno 
si ese era mi sueño 
si el carro que tengo corre a mas de mil 

Que me arrepiento de ser aguafiestas todos estos años que viví contigo 
que me perdones si no me di cuenta 
que fui tu dueño y quiero ser tu amigo 

Voy a afeitarme y a tender la cama 
Voy a ponerme mi mejor vestido 
Voy a servir tu puesto allí en la mesa 
Para sentir que vuelvo a estar contigo 
Voy a pedirle al tiempo que no pase 
Voy a encender la luz de mis promesas 
Voy a sentarme al frente de la calle 
Para esperar a ver si tú regresas 

Que he sido un tonto por dejarte sola 
por buscar mil cosas 
por mi gran invento si al final del cuento 
y ahora nada tengo si no estas aquí 

que no me importa si la casa es grande 
si me voy de viaje 
que el negocio es bueno 
si ese era mi sueño 
si el carro que tengo corre a mas de mil 

Que me arrepiento de ser aguafiestas todos estos años que viví contigo 
que me perdones si no me di cuenta 
que fui tu dueño y quiero ser tu amigo 

Voy a afeitarme y a tender la cama 
voy a ponerme mi mejor vestido 
voy a servir tu puesto allí en la mesa 
para sentir que vuelvo a estar contigo 
Voy a pedirle al tiempo que no pase 
Voy a encender la luz de mis promesas 
Voy a sentarme en frente de la calle 
para esperar a ver si tu regresas 
Voy a olvidarme de mi 
yo puedo hacerte feliz 
Nos quedaremos aquí 
Voy a olvidarme de mi
Fuente: musica.com

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Alguns Animais tem bastante pretensão


O CÚMULO DA PRETENSÃO 
 
Motoqueiro a 140 km/h numa estrada. 
De repente deu de encontro com um passarinho e não conseguiu esquivar-se: 
 
PÁÁ!!! PLOFT!!!  CATAPUMMM!!
 
Pelo retrovisor, o cara ainda viu penas voando pelo ar e o bichinho dando várias piruetas no asfalto até ficar estendido. 
- Oh !  Meu Deus!!!, pensou

Não contendo o remorso ecológico, ele parou a moto e voltou para socorrer o bichinho. 
 
O passarinho estava lá, inconsciente, quase morto. 
 
Era tal a angústia do motoqueiro que ele recolheu a pequena ave, levou-a
ao veterinário onde foi tratada e tratada e medicada.

Em seguida, comprou uma gaiolinha e a levou para casa, tendo o cuidado
de deixar um pouquinho de pão e água para acidentado. 
 
No dia seguinte, o passarinho recupera a consciência. 
 
Ao despertar, vendo-se preso, cercado por grades, com o pedaço de pão e a vasilha de água no canto, o bicho põe as asas na cabeca e grita: 
 
--  PUTA QUE PARIU !!! MATEI O MOTOQUEIRO !!! 

(pano rápido)

(Enviada para mim pelo Paulão)

Hotmail: Trusted email with Microsoft's powerful SPAM protection. Sign up now.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O Animal Mineral e Pessoal mais Real e Menos Virtual

Ultimamente o blog anda devagar, quase estático, o mundo virtual suspenso no tempo.
No mundo real, cruzando o oceano pacífico a 958 km/h a 30.000 pés de altitude a bordo de jatos de aço e alumínio, vendo dois ou três filmes por viagem. Essas de catorze horas que saem de Australia para a California. Visito futuras faculdades, dou de cara com amigos da década passada, de empresas passadas, levando seus filhos para a jornada universitária no ITA dos gringos. Atravessando o continente americano, de Los Angeles a Miami, cruzando o Atlântico para a América do Sul. Lanchando hambúrgueres na costa da Florida com dois corações que fazem o meu dar pulos, ensinando geometria a uma menina impossível e brilhante, mostrando a pele de canguru ao menino-homem que faz mais provas para entrar na faculdade de medicina.
Chego à cidade-base e nem para em casa, sigo para o trabalho onde clientes demandam atenção, funcionários ficam com febre ou faltam ao trabalho por falta de ônibus. A vida real fica muito intensa e a virtual padece. A noite já não está solitária com a companhia do Google Chrome ou Facebook, ou comentários do blog, a vida real tem lábios de carne que me suplicam, tem corpo que transpira comigo, enquanto o PC entra em hibernação por conta própria. É tempo.

Adição de ultima hora: Michael Bubble canta como é difícil ficar viajando
(poderia ter escrito essa)

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Filosofia vem da poesia de Salim para a pagina do Animal Mineral e Pessoal.

Sem muita novidade, aqui na terra dos cangurus. Sim, estou muito feliz pois tenho conseguido acordar cedo, tomar um otimo cafe da manha, me cuidar e chegar cedo nas reunioes. O trabalho está sendo bem produtivo, estou aprendendo um pouco, ensinando um pouco, melhorando relações profissionais, compreendendo melhor a situação global da empresa e onde meu chefe quer chegar. Ontem depois do expediente fui correr em torno do rio, dos parque, onde ha uma praia artificial, estava gostoso. E para encher espaço aqui no blog resolvi compartilhar pérolas.


SALIM ALBINO DE OLIVEIRA - GRANDE POETA
_____________________________
Se você está se sentindo sozinho
.... achando que ninguém liga para você ......atrase um pagamento!!!...'
________________________________
Sexo é como vestibular, não importa a posição
, o importante é entrar..
________________________________
Mulher bonita é igual a tsunami
: Quando chega vem cheia de onda e ninguém enxerga o perigo. Quando vai embora leva o carro , a casa e tudo mais que estiver ao seu alcance.
________________________________
Sabe o que é a Meia Idade
? É a altura da vida em que o trabalho já não dá prazer e o prazer começa a dar trabalho!!!

sábado, 13 de fevereiro de 2010

No meio da viagem um conjunto de arquitetura e arte spetaculares

http://www.getty.edu/visit/


Com doze horas a matar entre um voo e outro, resolvi sair do aeroporto de Los Angeles e dar uma volta, incentivado pela senhora que veio do meu lado. O Getty Center era a pedida. Que eu me lembre, no Manual do Tio Patinhas esse senhor foi listado como um grande milionario da industria americana do inicio do seculo XX. Um passeio de carro de 20km, na velocidade de marginal paulistana, 10km/h de velocidade maxima, carros colados, engarrafamento. Sem pressa.

Alem de varios Monets, Rubens, Renoirs, Tiziano, no acervo amplo do bilionario Getty, o centro impressiona pela imponencia dos volumes e da alternancia dos revestimentos. Umas placas parecendo formica alternando com pedras que pareciam ser de Jerusalem.

Visitem se estiverem dando sopa por aqui. http://www.getty.edu/visit/

Aluguel de carro na Hertz: $37 no VISA. Estacionamento para o carro $15 em dinheiro.
Entrada para o museu e jardins - gratis. Postar no blog para os amigos no Brasil saberem: priceless.

Os jardins - um show a parte:

 http://www.getty.edu/visit/see_do/gardens.html

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O Animal politicamente incorreto e animais do Crash Test Dummies

Eu curtia demais essa banda. Mas sumiu de vez. Tirei da Wikipedia em Português, pois ando ouvindo bastante os CDs deles no meu iPod.


Crash Test Dummies Seu primeiro álbum muito embora fosse um sucesso enorme em sua terra natal, o Canadá, era pouco conhecido no resto do mundo. Graças a Harrison Jerry, principal porta-voz e responsável pela produção e divulgação, o álbum God Shuffled His Feet de 1993, quebrou recordes de venda no Canadá e na Europa. (Eu tinha em fita cassete esse álbum) O primeiro single deste álbum, "Mmm Mmm Mmm Mmm", transformou-se num hit a ser batido, no brasil tornou-se a musica mais tocada por varias semanas.

A Worm's Life foi lançado em 1996, (nunca comprei) e três anos mais tarde o grupo ressurgiu de uma vez.


Brad Roberts, o homem de frente, recuperou-se do declíneo em 2000, com um álbum-solo do líder do grupo, e uma coletânea acústica do Crash Test Dummies e dos Tampas Eclectic.


Ao final de 2001 e início de 2002, mais álbums-solo na trilha dos membros (Cinderellen de Ellen Reid e Mitch Dorge) e o grupo transformou-se em projeto mais Roberts do que de Brad pelo lado mais tradicional. Eu tenho o I dont care that you dont mind que não consta da Wikipedia!




Uma formação nova,mais Reid, Brad Roberts e o baixista original Dan Roberts, produziu Jingle do álbum de Natal em 2002. Com o atraso e a distribuição limitada o álbum tornou-se muito raro de se encontrar.


Este álbum foi reeditado em 2003, juntamente com um novo, com Reid e Dan Roberts adicionando o que havia sido concebido originalmente como projeto solo de Roberts e Brad.






Agora, incorreta é essa estória sobre a Urbanização em Lisboa:

Dois funcionários estavam a trabalhar para o Departamento de Urbanismo da cidade de Lisboa:







Um escavava um buraco e o outro vinha atrás e voltava a encher o buraco.


Trabalharam num lado e depois no outro lado da rua.


No fim, passaram à rua seguinte, sem nunca descansar.


Um escavava um buraco e outro enchia o buraco outra vez.






Um espectador, divertido com a situação, mas não entendendo por que eles faziam isto, foi perguntar ao cavador:



- Estou impressionado com o esforço que os dois põem no trabalho, mas não compreendo... Porque é que um escava um buraco e, mal acaba, o parceiro vem atrás e volta a enchê-lo? 

O cavador, limpando a testa, suspira: 


- Bem, isto pode parecer estranho porque, normalmente, somos três homens na equipe; mas hoje o gajo que planta as árvores telefonou a dizer que está doente ... 

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O mundo gira e a Lusitana roda.

Parei para pensar que nosso planeta está girando.
Ou seja, não parei, estamos girando com ele.
Estamos num carrossel gigante rodando pelo Cosmo.
Senti uma tonteira. Sabe quando você desce daquele brinquedo no parque de diversões e sente a terra rodar. Estou sentindo, e não há para onde descer.
Não, não bebi nada, exceto café hoje pela manhã.


Mas sentir-me de pé sobre essa bola gigantesca que não para de rodar, essa imagem mental, está me desequilibrando.

Por falar em Terra, estou indo para o outro lado do planeta. E de lá cheou uma notícia no Planeta Bizarro da G1:  "A biblioteca a céu aberto foi uma ação de marketing de uma rede de lojas moveleira que promoveu uma de suas mais famosas peças, a estante Billy. O item está no catálogo da loja Ikea há 30 anos e é um verdadeiro sucesso de vendas. Os livros disponibilizados na praia puderam ser levados para casa pelos banhistas em troca de qualquer doação em dinheiro para a instituição The Australian Literacy and Numeracy Foundation. Bondi Beach é mundialmente conhecida como o paraíso dos surfistas na Austrália. Não à toa, muitos deles aprovaram a ideia e conferiram as novidades em leitura na biblioteca que durou apenas um dia."





sábado, 6 de fevereiro de 2010

ONDE VOCÊ COLOCA O SAL?


ONDE VOCÊ COLOCA O SAL?

O velho Mestre pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal em um copo d'água e bebesse.

Qual é o gosto? - perguntou o Mestre.
Ruim
- disse o aprendiz.

O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e levasse a um lago.
Os dois caminharam em silêncio e o jovem  jogou o sal no lago.

Então o velho disse:
- Beba um pouco dessa água.

Enquanto a água escorria do queixo do jovem o Mestre perguntou:
- Qual é o gosto?'
- Bom!
disse o rapaz.
- Você sente o gosto do sal?
perguntou o Mestre.
- Não...
-disse o jovem.

O Mestre então, sentou ao lado do jovem, pegou em suas mãos e disse:
- A dor na vida de uma pessoa não muda.
Mas o sabor da dor depende de onde a colocamos.
Quando você sentir dor, a única coisa que você deve fazer é aumentar o sentido de tudo o que está a sua volta.
É dar mais valor ao que você tem do que ao que você perdeu.
Em outras palavras:
 É deixar de Ser copo para tornar-se um Lago.

(Pensamento Zen-Budista)

Somos o que fazemos, mas somos principalmente o que fazemos para mudar o que somos.


Hotmail: Trusted email with powerful SPAM protection. Sign up now.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O Animal vai envelhecer e escolher restaurantes assim

A group of 40-year-old buddies discuss and discuss where they should meet for dinner. Finally it is agreed upon that they should meet at the Café Ritz because the waitresses there look great.




Ten years later, at 50 years of age, the group meets once again and they discuss and discuss where they should go for dinner. Finally it is agreed that they should meet at the Café Ritz because the food is very good and the wine selection is ample and excellent.



Ten years later, at 60 years of age, the group meets once more and they discuss and discuss where they should have dinner. Finally it is agreed upon that they should meet at the Café Ritz because they can eat there in peace and quiet, and the restaurant is smoke-free.



Ten years later, at 70 years of age, the group meets again. They discuss and discuss where they should get together for dinner. Finally it is agreed that they should meet at the Café Ritz because the restaurant is wheelchair accessible and they even have an elevator.



Ten years later, at 80 years of age, the group meets again and once more they discuss and discuss where they should meet for dinner. Finally it is agreed upon that they should meet at the Café Ritz because it would be a great idea to try a restaurant where they’ve never eaten before.


Actually, I think we should invite all our friends for a night of playing Atari at home. Now we can buy it all for 30 bucks, with Missille Command, Pong, etc. Let our children play with their silly Wiis. MR

O ANIMAL MINERAL fica atônito diante do PESSOAL ONLINE

Todo mundo fica online, todo mundo tem um celular, e os meus filhos odeiam blogs e Twitter, e isto está de acordo com uma nova pesquisa de Internet do Pew Research Center's & American Life Project (link acima) Os resultados mostram que a Internet não é apenas a COISA predominante em nossas vidas, é a nossa vida. 93% do povo de 12 a 17 anos ficam online, 75% tem celular, e 66% enviam SMS. Sessenta e dois por cento utilizam a Internet para acessar informações sobre notícias e política, e alguns adolescentes estão mesmo usando a Internet como um guardião: 17% dizem que vão à web para informação ou investigação sobre uso de drogas, saúde sexual, e outros temas que são difíceis de falar com pessoas reais.

O Animal Mineral e Pessoal às vezes não dá conta

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O senso de humor Animal, Mineral, Pessoal, que me apraz.


Embora seja um pouco ácido às vezes, este tipo me interessa pois é rápido e rasteiro.
Adorava amigos que tinham essa perspicácia.

 

  1. Quando te vêem deitado, de olhos fechados,

na sua cama, com a luz apagada e te perguntam:
- Você tá dormindo?
- Não, to treinando pra morrer!


2. Quando a gente leva um aparelho eletrônico para a manutenção e o técnico pergunta:
- Ta com defeito?
- Não, é que ele estava cansado de ficar em
casa e eu o trouxe para passear.

3. Quando está chovendo e percebem que
você vai encarar a chuva, perguntam:
- Vai sair nessa chuva?
- Não, vou sair na próxima.


4. Quando você acaba de levantar,
aí vem um idiota (sempre) e pergunta:  
- Acordou?
- Não. Sou sonâmbulo!


5. Seu amigo liga para sua casa e pergunta:
- Onde você está?
- No Pólo Norte! Um furacão levou a minha casa pra lá!


6. Você acaba de tomar banho e alguém pergunta: (BOA)
- Você tomou banho?
- Não, mergulhei no vaso sanitário!



7. Você tá na frente do elevador da garagem do seu prédio e chega um que pergunta: (ÓTIMA)
- Vai subir?
- Não, não, to esperando meu apartamento
descer pra me pegar.


8. O homem chega à casa da namorada com um enorme buquê de flores. Até que ela diz:
- Flores?
- Não! São cenouras.



9. Você está no banheiro quando alguém bate na porta e pergunta:
- Tem gente?
- Não! É o cocô que está falando!



10. Você chega ao banco com um cheque e pede pra trocar: (MUITO BOA)
- Em dinheiro? ?
- Não, me dá tudo em clipes!



Hotmail: Free, trusted and rich email service. Get it now.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Querido filho

Irmã adolescente é terrível.

Mas depois melhora muito, espere um pouco.
A sua irmã vai ser sua única ligação com a sua estória, de onde você veio.
Seus avós, tios, eu e sua mãe,  um dia vamos todos para outro mundo.

Ela vai ficar muito mais por aqui, e vai te apoiar e ajudar.

Quando o MUNDO estiver contra você, e sua situação for uma grande m****, sua irmã é que vai ser quem você poderá recorrer. Pode esperar, acontece com todo mundo e você não vai ser diferente. Você não vai estar no controle o tempo todo. S*** HAPPENS. E ela vai te apoiar.

Portanto, tentem criar melhores lembranças, bons momentos, sempre que possível. Não porque seu pai não quer que vocês briguem. Esquece isso. Pensa no que é melhor para VOCÊ.

Se ela estiver chorando, veja o que pode fazer, sem tripudiar e enfiar o dedo na ferida. Sei como é tentador se vingar. Porque ela às vezes é uma peste contigo. Mas a vingança é uma coisa inútil e que nos faz mal.

Muitas saudades,
de seu
Pai