Ètica em todos os campos

A questão da ètica me parece uma das mais importantes quando entramos no século XXI ou no terceiro milênio. Independente de progresso social, científico e econômico, esta autocrítica é fundamental. Não é possível separar meios dos fins. Fazer gol de mão pode ser divertido no futebol. No resto, roubar e trair, mesmo que para construir um hospital para velhinhos, não é uma vitória ou um feito a se louvar. A maneira faz a diferença, para mim. É preciso examinar, sim, ética a todo o instante.

Esbarrei em um exercício criado por Pedro Kupfer, do qual copiei o início. Estava estudando a teoria e a filosofia do Yoga, graças a um livro do Marcos Taccolini.
Vá até o link se interessar, e faça o teste. http://www.yoga.pro.br/artigos.php?cod=109&secao=3046

"Teste sua ética yogue
Pedro Kupfer

Sempre é possível enxergar em nós mesmos a forma em que percebemos a realidade, e a maneira em que nos relacionamos eticamente com o mundo e com nós mesmos. Nosso olhar ético é um espelho do que somos por dentro. Da mesma forma, nossas ações estão igualmente mostrando o que acontece em nosso interior. A cada dia, novas oportunidades nos são dadas para aprendermos a nos superar: não as deixemos passar!

As questões deste teste foram divididas em três grupos:
1. Olhar e pensar:
2. Escutar e pensar:
3. Pensar e agir:

Esses grupos de questões tentam traçar o perfil da maneira em que percebemos o mundo através da visão e da audição, e da forma em que agimos, que está em função do que pensamos. Essa visão da nossa ética pode ser um bom termômetro se quisermos saber onde estamos em relação ao nosso crescimento pessoal no Yoga.

Ao elaborar este teste, utilizei situações reais, vividas por mim ou por pessoas que observo à minha volta. Por favor, não ache que estou querendo dar uma lição de moral, colocar ..."

Boa semana e alto astral, no caminho iluminado que você sabe escolher.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Degustação de vinho em Minas

realmente, "somos a última geração de filhos que obedeceram a seus pais?"

Lidar com a dor