Revendo velhos emails

Será que isso mudou o hábito de alguma das pessoas que leram há dois anos atrás?

  Estudo revela: felicidade é contagiosa

Plantão | Publicada em 05/12/2008

s 11h27m =Reuters/Brasil Online = Por Maggie Fox
WASHINGTON (Reuters) - A felicidade é contagiosa, anunciaram pesquisadores. A mesma equipe que comprovou que obesidade e tabagismo se difundem em rede, demonstrou que quanto mais pessoas felizes você conhece, maior é a probabilidade de você mesmo ser feliz.
E ligar-se a pessoas felizes aumenta a felicidade da própria pessoa, segundo a equipe escreveu no British Medical Journal.
"Trata-se de um arrastão emocional", disse em entrevista por telefone Nicholas Christakis, professor de sociologia médica da Escola Médica de Harvard, em Boston, na quinta-feira.
Christakis e James Fowler, cientista político da Universidade da Califórnia, em San Diego, usaram os dados relativos a 4.700 filhos de voluntários do Estudo Cardiológico Framingham, um enorme estudo de saúde iniciado em Framingham, Massachusetts, em 1948.
Eles vêm analisando um tesouro de informações de folhas de acompanhamento que datam de 1971, rastreando nascimentos, casamentos, divórcios e mortes. Os voluntários também registraram informações de contato de seus amigos mais íntimos, colegas de trabalho e vizinhos.
Eles avaliaram a felicidade usando um teste simples de quatro perguntas.
"Perguntamos às pessoas quantas vezes na última semana: 1, elas curtiram a vida, 2, elas se sentiram felizes, 3, elas se sentiram esperançosas em relação ao futuro, e 4, sentiram que valem tanto quanto as outras pessoas", disse Fowler.
Sessenta por cento das pessoas que tiveram pontuação alta nas quatro perguntas foram avaliadas como felizes, e as outras foram classificadas como infelizes.
As pessoas que têm mais vínculos sociais - amigos, cônjuges, vizinhos, parentes - também são as mais felizes, mostraram os dados.
"Cada pessoa feliz a mais em sua vida torna você mais feliz", disse Christakis.
E a felicidade é mais contagiante que a infelicidade, constataram os pesquisadores.
"Se uma pessoa com que você tem contato social é feliz, isso aumenta em 15 por cento a probabilidade de você ser feliz", disse Fowler. "Um amigo de um amigo, ou amigo de um cônjuge ou irmão, que sejam felizes, aumentam suas chances em 10 por cento."
A equipe também está estudando a difusão da depressão, solidão e alcoolismo.

Bom, alguma coisa mudou. Por exemplo:

Primeiro casamento gay legalizado é celebrado na Argentina. Cerimônia entre José Navarro e Miguel Calefato foi celebrada em Frías. Casal está junto há 27 anos.

Comentários

Paula Barros disse…
Marcos, acho que de alguma forma nos influencia, tanto pessoas alegres ou tristes.

Passei para olhar teu blog. Se estava atualizando. Queria mesmo saber é se estás no Rio, se estás gostando, se estás bem. Pensei que eu ia ver muitas fotos. rsrs

abraço

Postagens mais visitadas deste blog

Degustação de vinho em Minas

realmente, "somos a última geração de filhos que obedeceram a seus pais?"

Lidar com a dor