Porque os seres humanos gostam tanto de viajar?

Recentemente usei um aplicativo do Facebook, TripAdvisor, para colocar no mapa todas as cidades que eu lembrava ter visitado alguma vez na vida. Depois o aplicativo gera um mapa para você colocar no seu Blog, como faço agora.
Uma pena que o resultado fica um pouco pequeno e não muito interativo, mas mostra as cidades que já visitei e as que planejo visitar. Os links levam a páginas com dicas de viagem para aquela cidade. Notem quanto espaço não coberto pelas viagens. A Terra pode ser um grão de poeira incrivelmente insignificante no Universo, mas para as criaturas que aqui habitam, é um lugar muito grande. Extremamente grande. Faça um pequeno vôo entre Rio e São Paulo, por exemplo, para se dar conta da extensão de área vazia que existe no mundo.
Em outro  post fiz algumas contas, de quanto da Terra eu uso para viver. Peguei a área de meu apartamento em metros quadrados e dividi pela área seca do planeta, que seriam mais ou menos 30% de 510.000.000 km2, ou seja, uns 150 milhões de km2. Convertendo de km2 para metros quadrados, 150 x 10^6 x 10^3 x 10^3, ou 150.000.000.000.000 m2,  está certo isso? Mas dessa área não coberta por mares, apenas 10% é realmente habitável (por questão de temperatura, etc). Calcule o quanto representa sua porção disso. No final das contas, concluo que queremos viajar muito porque vivemos em muito pouco. Confira http://pt.wikipedia.org/wiki/Terra


Comentários

Toni Meneses disse…
Muito pouco! Adorei a conclusão.

Postagens mais visitadas deste blog

Degustação de vinho em Minas

Lidar com a dor

realmente, "somos a última geração de filhos que obedeceram a seus pais?"