Lidar com a decepção

Post traduzido de "Uma Ponte para a Aceitação" feito por
por Madisyn Taylor

O presente que recebemos quando temos uma decepção é nos trazer para a realidade, de modo que não fiquemos presos no mundo de como as coisas poderiam ter sido.

Sempre que fazemos alguma coisa na vida, com uma expectativa de como gostaríamos que terminasse, corremos o risco de experimentar decepção. Quando as coisas não saem da maneira que tinhamos imaginado, podemos sentir uma gama de emoções, que possa nos deixar deprimido ou até com raiva. Podemos direcionar nossos sentimentos para dentro em direção a nós mesmos, ou para fora em direção a outras pessoas ou o universo em geral.
Sentir-se decepcionado por nós mesmos, um amigo, ou pela vida em geral, a decepção é sempre um sentimento difícil de experimentar. Ainda assim, é uma parte natural da vida, e há muitas maneiras de lidar com ele quando nos encontramos na sua presença.

Como acontece com qualquer sentimento, decepção veio a nós por uma razão, e nós não precisamos temer reconhecê-la ou senti-la. Quanto mais formos capazes de aceitar como estamos nos sentindo e processá-lo, mais cedo vamos passar para um novo território emocional.
Quando nos sentamos para permitir-nos sentir a nossa decepção, nós podemos querer escrever sobre a experiência de ter sido decepcionado pela situação, pelo que estávamos esperando acontecer, e o que aconteceu. O dom que nos dá uma decepção é a sua capacidade para nos trazer em contato com a realidade, de modo que nós não ficamos presos por muito tempo no mundo de como as coisas poderiam ter sido.

Ao considerarmos outras decepções na nossa vida e como passámos por elas, podemos até ver que em alguns casos, o que aconteceu foi realmente melhor no longo prazo do que o que queríamos que acontecesse. Decepção, muitas vezes faz-nos sentir esvaziados com sua mensagem de que as coisas nem sempre saem da maneira que queremos. A beleza da decepção, porém, é que ela nos fornece uma ponte para seu outro lado, onde a aceitação da realidade, sabedoria e energia para começar de novo podem ser encontradas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Degustação de vinho em Minas

realmente, "somos a última geração de filhos que obedeceram a seus pais?"

Lidar com a dor