Postagens

Mostrando postagens de maio, 2008

O Ser Humano, filosofia e pesquisas com células-tronco

Imagem
Acordei de ressaca, graças a meia dúzia de cervejas, o jabá com manteiga derretida e uma noite anterior sem dormir, que já me tinha presenteado com uma tremenda dor de cabeça. Eis que, do nada, sem estar eu preocupado com Platão, Descartes ou Filosofia, vem a resposta para a questão mais básica que nos faz perder horas a fio quando filosóficos estamos: "Quem somos? O que somos?" O rádio-relógio estratégicamente programado para me acordar cedo (pois o manda-chuva do Canadá hoje está aqui para inspecionar nossas operações no Brasil) sintonizava a rádio que retransmitia o Jornal da Manhã da Jovempan (assim não sinto saudades de São Paulo. A entrevista era sobre pesquisas com células-tronco. Ouvi o Deputado responder: "... a pessoa humana é o fenômeno entre o nascimento com vida e a morte cerebral." Pronto! Agradecemos aos políticos que tanto discutiram nossa Constituição e colocaram em preto no branco, poucas palavras, e me resolveram uma questão que me persegue noite

Ligando o efeito da música no processo de cura com as "m" dimensões

No que sou ignorante: em muitas coisas. Música, nem tanto. Curto, estudo, toco, crio. Uma pessoa me mandou um link sobre o efeito da música no processo de cura. http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2906618-EI8147,00.html Achei muito interessante pois sei quando preciso ouvir muita música. Ajuda a acalmar, apaziguar, ordenar os pensamentos e sentimentos, trazer recuperação e energia quando estamos para baixo. Outra coisa interessante, se você gosta de terapias holísticas e alternativas, é uma coisa chamada "Frequências de Brilho". Tenho uma prima que vive no Rio de Janeiro e que é terapeuta focada em liberar viciados de drogas, recuperar atletas e executivos de stresses violentos, etc. Ela fez uma sessão comigo, de onde saí muito impressionado. Parece que fez as moléculas do meu corpo sintonizarem outras freqüências, diferente daquelas rádios piratas que ficam só no ruído e zoeira. Sintonizei paz, sucesso, tranqüilidade. A “Guru Master” Christine Day explica no Yo

Artigo que nem saiu na mídia ainda

Imagem
Mandei para a Brasil Mineral um outro artigo sobre Software, esse vai ser bem dinâmico de ler. Coloquei bastante fotos, também, para não ficar monótono. Mas vou colocar aqui só o início, depois continuem a ler na revista (ou peçam para mim o artigo completo). "Recente artigo meu para esta revista fazia uma reflexão sobre quais investimentos precisariam ser considerados como prioritários por companhias de mineração. Mostrei que investimento em Tecnologia de Informação (TI) no setor minerador está em ascensão, e obviamente, no topo do ranking, está o Software. Comecei falando que o Gestor da empresa pode ouvir opinião dos usuários de um software de mineração amplo, mas que “torna-se primordial ser capaz de olhar para além da tela da aplicação em si, para se olhar na cadeia de valor, do processo idealmente automatizado.” Perguntei, na década de 70, a um Diretor de Tecnologia do Banco onde trabalhava minha mãe, o que era Software. Ele me ditou e eu escrevi, em uma folha de papel:

Convite Chic e evento bem organizado

Imagem
Não gosto de dar nome aos bois, para não parecer puxa-saco ou coisa do gênero. Mas vou falar. Recebi um convite para a Inauguração Terceira Pelotização da SAMARCO. Nada de email: uma caixinha pelo correio. Que coisa bem feita! Veio com o cartão do estacionamento, um crachá com meu nome, um convite, tudo caprichado. Aliás, TUDO da Samarco é caprichado. Fui visitar os escritórios me trataram como se eu fosse a pessoa mais importante da empresa (e não sou nem cliente da SAMARCO), ganhei uma agenda muito legal, material institucional, o presidente e o vice passaram na sala e nos cumprimentaram na maior gentileza e educação, uma simplicidade que nunca vi. Nota DEZ em tudo essa empresa, impressionante. Sem falar que jogo golfe com um ex-presidente da mesma, gente fina demais. Bom, estaremos no Complexo Germano dia 11 de junho, se bobear o Lula estará por lá, pois é muito investimento e muito retorno para o Brasil. PARABÉNS SAMARCO!

SIMEXMIN em Ouro Preto 18 a 21 de Maio

Imagem
O frio (para padrões mineiros) de Ouro Preto convida para uma cachaça. Como se mineiro precisasse de desculpa para isso. Tomei uma garrafa de "Caraça" com Mário Conrado, Rob (Norueguês buscando minério na Paraíba), e Bernardo, em menos de uma hora. Depois foi a festa da VALE na estação de trem Mariana - Ouro Preto, a Maria Fumaça restaurada pela VALE, mas que acabou cedo, o que nos levou à festa da GEOSOL, no centro em um boteco que funcionava num sobrado. Muitos dos presentes deram uma cancha, mas o som não estava nada mau. Claro que me arrependi de um kg de torresmo, pingando gordura quente, irresistível. Nem sei como consegui fazer as duas palestras na manhã seguinte, mas o público aplaudiu fortemente. Deve ter sido pelo esforço. Descobri o que a turma de exploração gosta: boné. O meu, da GEMCOM, feito na Canadá, era muito bonito mesmo, caprichado, alta qualidade, e não teve um Geólogo ou Técnico de campo que não me pedisse um. Eu era o único boné no Congresso. E não sou c

Porquê do título do Blog

Imagem
Conta minha mãe que eu tinha três ou quatro anos ao ser entrevistado num programa infantil no zoológico. O apresentador me perguntou "Quais são os três reinos?" e eu respondi, na lata: "O Animal, ... o Vegetal..., e o... Pessoal." Como trabalho hoje no mundo mineral e com pessoas... (o resto fica por contas dos amigos)

Revista Brasil Mineral - Retorno do Investimento

Imagem
Recente artigo meu para esta revista, em Março de 2008, fazia uma reflexão sobre quais investimentos precisariam ser considerados como prioritários por companhias de mineração. Mostrei que investimento em Tecnologia de Informação (TI) no setor minerador está em ascensão, e obviamente, no topo do ranking, está o Software. Comecei falando que o Gestor da empresa pode ouvir opinião dos usuários de um software de mineração amplo, mas que “torna-se primordial ser capaz de olhar para além da tela da aplicação em si, para se olhar na cadeia de valor, do processo idealmente automatizado.” Não vou postar o artigo de cinco páginas aqui, se o quiser, peça-o que te envio. O ponto de inflexão, no meu parecer, de onde a indústria pode ter um retorno direto e mais exponencial do investimento em Tecnologia é na esfera gerencial e executiva. Embora sensores possam detectar uma possível colisão entre equipamentos e evitá-la, estes equipamentos não podem constatar que sua produtividade em uma frente de l

Rede de relacionamentos - meu network expandido

Já transitei por vários mercados, indústrias e regiões. O que me ajudou a conectar com executivos e profissionais nestes círculos foi o meu network expandido, e a ferramenta que melhor representa este conceito, na minha opinião, é o LinkedIn. http://www.linkedin.com/profile?viewProfile=&key=804214 tem o meu perfil profissional completo, que também pode ser encontrado se você pesquisar por Marcos Rittner ou Marcos Arruda Rittner. O seu está lá também?

Também devemos comemorar

Imagem
Recentemente comemoramos 10 anos no Brasil. Eu, Marcos Arruda Rittner, não estava aqui quando a GEMCOM do Brasil foi fundada, em 1998. Nessa época eu estava na Motorola, onde enfrentávamos um "grey market" brabo, mas mesmo assim, cresci as vendas em 140% em dois anos e montei uma equipe com todas as funções de suporte à rede de distribuidores/revendas, Marketing e Técnica para suporte. Vivia a 180 km/h, pegava várias horas de trânsito na Castelo Branco. Mas essa seria matéria para outro post no blog. Aqui vai a matéria que saiu na Brasil Mineral. Eu não fundei, mas fiz uma bela festa de 10 anos aqui em Belo Horizonte, para homenagear quem criou a estória da GEMCOM aqui no Brasil. Beck Nader, João Hilário, Marcelo Rossi, Marcelo Batelochi, Flávio Ferreira, Paulo Falcone, Luzimar Rêgo, entre outros.

Encontrando gente de toda a América Latina na Mineração em Salvador 2006

Imagem
Tivemos um encontro de usuários em Salvador, escolhida por poder reunir gente do Nordeste mais facilmente. Consegui fazer um acordo com meu equivalente para a América Latina, e ele convidou clientes de Cuba, Bolívia, Chile e Peru, que agregaram experiências diferentes e interessantes. O evento foi coberto pela recém criada revista "In The Mine", com uma proposta muito interessante de olhar tecnologia na Mineração. Tivemos três páginas abrangendo uma entrevista que eu, nosso CTO e alguns de nossos clientes realizaram com o Nelson Valêncio, repórter.