Globalização na veia e no dia a dia


Lendo artigo sobre o Investment Grade atingido pelo Brasil, na revista da Câmara de Comércio Brasil Canadá, aprendo que o OTPP investe quase 10% dos fundos no Brasil, por exemplo na Multiplan, que investiu R$150 milhões em quatro shoppings. Pasmem: OTPP é o fundo de pensão de Professores do estado de Ontario.


Aprendo também que vivem hoje uns 15 mil urso polares, espécie ainda não ameaçada de extinção, pois seu número cai bem devagar. Mas estão precisando de planos para preservá-los.


Embora o Canadá seja maior que o Brasil, com 53% da superfície do país coberta por árvores em florestas boreais, 9 mil km2 delas são cortadas, liberando 36 milhões de toneladas de carbono. Bonito, não?


Estou ficando assustado com inflação no Brasil, para fechar o assunto. Dois sintomas: empregadas domésticas e diaristas (estou sem apoio em casa hoje, fixo) pedindo mais pela diária, e aumento de oferta, causado talvez por demissões de pessoas que não conseguem mais manter um funcionário doméstico pela alta do salário. Está configurado o dragãozinho.


Sabe aquela véspera de maxi? Aquele suspense pairado no ar, a sensação de que você tem dinheiro no banco mas que de um dia para outro pode não valer nada? Traumas de planos Collor, Cruzado, Cruzeiro, sei lá o que mais. Quem nasceu nos anos 80 nem sabe o que é isso.


E o dólar americano não é mais lugar para a gente correr. Se vier maxi, vai ser de Euro...

Comentários

Evandro Varella disse…
Estou com essa sensação de inflação também...bolsas caindo, IGP-M aumentando, falta de boas opções pra renda-fixa... alimentos disparando.

O Petróleo em alta disparada no mundo e o preço congelado no Brasil, isso vai dar um GAP de alta a qualquer momento... quero só ver se o Lulinha vai segurar essa onda até as eleições ou a bomba relógio vai estourar antes.

Abraços
Vavá

Postagens mais visitadas deste blog

Degustação de vinho em Minas

realmente, "somos a última geração de filhos que obedeceram a seus pais?"

Lidar com a dor