RIO 2016! por Danilo Gentilli, do CQC.


Fiquei indignado com o Blog da Dilma violentando o logo do Rio 2016 em benefício de sua própria campanha. Mas o Rio 2016 tem outros motivos para nossa vergonha. Ctrl+V do texto abaixo recebido por email. O negrito e itálico são por minha conta.MR

"Todo mundo feliz que o Rio vai sediar as Olimpíadas 2016. E os governantes do Rio mais ainda. São eles que vão superfaturar as obras olímpicas, passar a mão na nossa grana e investi-la no tráfico de drogas. E o povo comemora!
Nos Jogos Pan-Americanos 2007 o Rio não cumpriu quase nenhuma das promessas/exigências. Mas vamos nos alegrar! É dado uma nova oportunidade para não cumpri-las de novo!
Minha amiga Denise Dambros jura de pé junto que os responsáveis pelos fogos de abertura das Olimpíadas 2016 serão os traficantes do morro.
Ela disse também que a Olimpíadas pode ser confusa. Os corredores nunca saberão ao certo se aquilo que acabaram de ouvir foi mesmo o tiro de largada.
Eu já posso até dar meus palpites de quem leva o maior número de ouro pra casa: Os trombadinhas. E os governantes e as empreiteiras de seus compadres, claro. Já tinha falado disso no começo do texto.
Quando o atleta chegar no pódio vai ter um flanelinha guardando seu lugar.
Aposto que os atletas estarão liberados do exame anti-doping, afinal, como proibir que desfrutem da maior fonte de renda da cidade?
As olimpiadas do Rio será a prova definitiva que o Michael Phelps realmente é o melhor do mundo. Se ele conseguir bater algum recorde nadando com o colete a prova de balas, então ele é o cara.




Isso tudo é piada de mal gosto. Me perdoem. O Rio em 2016 será tranqüilo e perfeito. A polícia vai fazer um acordo com os traficantes que será mais ou menos assim: “Deixem a época Olímpica em paz e nós deixaremos vocês dominarem o Rio em Paz durante um longo período depois”. E o povo comemora. O importante é o final feliz da novela de mentirinha, não importa que serão reféns depois na vida real.
Meus pais pareciam chatos e duros quando eu era criança. Mas quando eu cresci vi que eles tinham razão. Eles só deixavam eu comer a sobremesa se antes comesse todo o arroz com feijão. Isso garantiu meu crescimento saudável. Eu estaria muito feliz com a Olimpíadas no Brasil se antes disso esse mesmo Brasil tivesse uma justa distribuição de renda, ensino e saúde de qualidade e se a cidade sede das olimpíadas não fosse também a cidade sede de tanta família desfeita por drogas, morte violenta e fonte de hipocrisia e corrupção aliada ao trafico de drogas. Como eu cresceria se comesse a sobremesa sem comer antes os legumes? Banguelo, anêmico, com déficit de vitaminas e achando que posso fazer qualquer coisa quando na verdade não passo de um tremendo idiota.
Quando Lula disse que "não é porque o Brasil tem problemas que não pode sediar uma Olimpíadas" ele enraizou ainda mais no consciente do zé povinho o que move (ou deixa de mover) o brasileiro: A idéia que merecemos as coisas por esmola. “Não somos melhores que Chicago, Madrid e muito menos que Tóquio. Definitivamente não merecemos mais que eles... mas poxa... dá as Olimpíadas de esmolinha ai pelo amor de Deus... somos pobrezinhos... vai....”
Mas vamos comemorar! Finalmente o Brasil terá a enorme honra de ter o mundo inteiro olhando só pra ele em 2016 enquanto assiste Estados Unidos, China, Cuba, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Suécia... nos derrotando em nosso próprio solo. Brasileiro se acha tão feliz e malandro mas na verdade no pódio dos otários é sempre o recordista."

Comentários

Diva disse…
Oi,MR

Que ódio desse post!!!

Vou me reportar a uma época detestável ,que foram os anos 60 e vou plagiar uma frase muito usada:
"Brasil,ame-o ou deixe-o" e eu digo:
"Rio,ame-o ou deixe-o!"
E vou acrescentar:
"Se não vive aqui,ninguém tem culpa disso!Respeite a Cidade Maravilhosa"!

Abraço
Paula Barros disse…
Oi,

Sou a favor das avaliações críticas, mas sempre que leio algo desse tipo fico me questionando se isso ajuda ou piora ainda mais a imagem do Brasil, do Rio, e de nós mesmo.

Quando viajo as pessoas não me perguntam outra coisa do Recife, de Pernambuco, a não ser dos tubarões que atacam.. Temos praias belíssimas e que nunca houve casos de ataque de tubarões. Fernando de Noronha é possível até mergulhar junto a eles. Mas a mídia, e os próprios pernambucanos vendem essa imagem. Uma verdade, mas que não é única, mas é a que fica na memória e no imaginário.

Não discordo de nada do texto, mas me pergunto somente se ajuda a mudar a realidade, ou se piora ainda mais.

---------------------------------

Mas eu vim aqui foi dizer que adoro quando leio que você está se divertindo com os seus filhos. Essa é a imagem que sempre fica de você, uma imagem de quem fica super feliz, com a alma bem.

beijo
Brother, são grandes verdades! Mas como dis minha querida e já falecida Avó, "Oque não tem remédio, remediado esta". Então cabe-nos não apenas fazer críticas, mas fazer algo de bom em prol de um mundo melhor e um espaço como este poderia também exaltar os lados bons de um evento como esse e cobrar dos organizadores transparência.

Abraço
Jeferson
Diva, Paula e Jeferson: as palavras não sairam do meu teclado. Pode criticar mesmo. Temos que discutir o assunto e não colocá-lo para baixo do tapete.

Muito menos achar que temos que engolir essa violência e deixar como está pois tem coisas no Rio de Janeiro que compensam...
Anônimo disse…
Outro comentou o assunto no Blog do Alvaro Dias:
"A Violencia, Responsavel são todos os que tem o poder, Presidente, Senadores, Deputados, Ministros etccc.. que não investem suficientemente em educação, cultura, obras sociais, tem alguns governantes como o atual que só pensa em contruir pontes e rodovias, não se importa com a cultura do povo, como nosso joves estão crescendo.
Isso tudo que eu falo e muito mais que gostaria eles todos sabem e muito bem, apenas não fazem porque não intereça para eles, pois como vão comprar os votos desses desinformados depois. Por isso a culpa da violencia é mesmo de quem tem o poder e a grana nas mão."
Unknown disse…
Não entendo o porquê da indiganação alheia perante o post... Não tem nada errado com a expressão usada por Danilo ou seja quem for, concordo que o Rio não era e não vai ser a melhor opção como sede. O problema é que a maioria dos brasileiros, zé povinho, ainda colore muito a realidade, e adora uma festa, tão pensando no glamour de sediar as olimpíadas, mas se esquecem dos transtornos atuais e futuros. Pra quem assistiu as imagens mostradas no JN de ontem, 22/10, dos policiais sobre o caso do coordenador do AfroReagge, seria hipocrisia dizer que o Rio está preparado para receber os olhares mundiais.

Postagens mais visitadas deste blog

Degustação de vinho em Minas

realmente, "somos a última geração de filhos que obedeceram a seus pais?"

Lidar com a dor